A enfermagem do HCPA

Somos mais de 700 enfermeiros e enfermeiras atuando no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), totalizando cerca de 2,6 mil profissionais da Enfermagem junto com técnicos e auxiliares, corpo técnico capacitado que representa mais de 40% da força de trabalho da instituição (dados do segundo semestre de 2020). No Rio Grande do Sul, assim como no Brasil, a Enfermagem é 85% feminina. E no Clínicas não é diferente.

Estamos cientes da nossa importância na construção da trajetória de sucesso do HCPA como exemplo de assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde, o que o qualifica como um dos melhores e mais reconhecidos hospitais públicos, gerais e universitários do Brasil. Nosso papel tem sido imprescindível na sustentação dessa caminhada, afirmação que se confirma durante a crise sanitária que se instalou no mundo e foi reconhecida como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, e que tem sido desde então o maior desafio do nosso século em termos de crise de saúde: a Covid-19.

A doença vem provocando um evento avassalador nas estruturas assistenciais em todo o mundo e exigindo a superação diária, física, mental e de aplicação de conhecimentos, das equipes envolvidas com o cuidado dos pacientes. Muitas vezes, enfermeiras e enfermeiros acabam vitimados por conta desse contato tão próximo com o novo coronavírus devido as duplas ou triplas jornadas e a necessidade de uso/fornecimento de EPIs adequados.

Mas nosso papel estratégico no contexto da instituição vem de muito antes da pandemia. O HCPA, nascido por publicação de Estatuto no Diário Oficial da União em 19 de julho de 1971, contou com equipes de Enfermagem desde seus primórdios. Somos parte dessa construção e profissionais fundamentais nos resultados de excelência em atendimento, braço forte do Sistema Único de Saúde.