AEHCPA marca presença na luta pelo piso salarial e 30 horas

0
412

O Dia Nacional da Saúde foi marcado por intensas manifestações, tanto presenciais, em Brasília, como nas redes digitais, tomadas pela hashtag #AprovaPL2564.

As enfermeiras e enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre foram representados no ato ocorrido durante a tarde desta quinta-feira (5/8) em frente ao Congresso Nacional, e que reuniu 1,5 mil profissionais da Enfermagem de todo o país, pela presidente da AEHCPA, Maria Conceição da Costa Proença, a Conca, e Silvete Maria Brandao Schneider, do Comitê 30 Horas e Piso Salarial da Associação. O dia histórico contou ainda com a realização da audiência pública “Valorização da Enfermagem para o fortalecimento do SUS”, na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 2564/2020, do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que estabelece o piso salarial da Enfermagem e a carga horária de 30 horas semanais, já recebeu o apoio de mais de um milhão de internautas no portal e-Cidadania do Senado e aguarda apenas por votação. Ele chegou ao ato sob aplausos, acompanhado do senador Izalci Lucas, líder do bloco parlamentar Podemos/PSDB/PSL, e do deputado Rogério Correia (PT-RS). Na ocasião, a colega Silvete Schneider presenteou Contarato com uma bolsa customizada (primeira foto da galeria abaixo).

O senador relembrou e lamentou a morte em janeiro da cunhada, Lucineia José da Silva Contarato, técnica de Enfermagem, que faleceu devido às complicações causadas pelo coronavírus, ressaltando que ela recebia apenas um salário mínimo.

Na linha de frente do combate à pandemia, os profissionais de Enfermagem estão entre os mais afetados pela Covid-19. São pelo menos 857 óbitos contabilizados pelo Observatório da Enfermagem.

Assessoria de Comunicação AEHCPA
Anahi Fros | Jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui