AEHCPA recebe homenagens e celebra 35 anos fortalecendo presença digital

0
261

A Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA) celebra nesta sexta-feira, 19 de março, seus 35 anos de criação. Por conta da pandemia por Covid-19, as tradicionais confraternizações foram substituídas por ações que tem como foco a ampliação das ferramentas de divulgação das ações da entidade.

Às 17h será lançado o site da associação, reunindo informações de interesse da categoria. O fortalecimento da presença digital da AEHCPA vem ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado, com investimento nas redes digitais e boletins informativos enviados aos associados com notícias sobre as principais pautas que a diretoria vem trabalhando.

Outra novidade é a mudança da identidade visual da Associação. O logotipo une a tradicional lamparina, símbolo da Enfermagem, a um nascer do sol ao fundo como retrato de uma renovação diária vivida por cada profissional da área. “O termo enfermeiras passa a fazer parte do desenho, fazendo justiça ao fato de que, no Rio Grande do Sul, assim como no Brasil, a Enfermagem é 85% feminina. E no Clínicas não é diferente.”, explica a presidente da AEHCPA, Maria Lúcia Pereira de Oliveira.

Ao longo do dia também serão lançados no Instagram e Facebook vídeos homenageando a passagem da data e a importância da AEHCPA.

História de representatividade da AEHCPA

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) contou com equipes de enfermagem desde seus primórdios, no início da década de 70. Os tempos que se seguiram, com um crescimento exponencial do hospital, uma organização interna cada vez mais complexa no decorrer dos anos, tudo isso em tempos de autoritarismo governamental, que impediam o livre pensar e a expressão de ideias, não eram fáceis para as equipes.

Por conta do medo que permeava o período, enfermeiras que queriam conversar sobre questões de trabalho se reuniam de forma velada nos vestiários, criando reuniões informais que, mesmo de forma discreta, fortaleciam cada vez mais o coletivo.

Um ano após o fim dos anos de chumbo, enfim foi possível se expor e criar de forma pioneira uma agremiação que representasse a categoria dentro do Hospital. No dia 19 de março de 1986, no Anfiteatro do HCPA, em Assembleia Geral coordenada pela enfermeira Vivian Elisabeth Araújo Pereira, secretariada pela enfermeira Lilian Cordova do Espírito Santo, e com anuência da maioria dos presentes, nasceu a Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA). 

Foi a primeira entidade no Rio Grande do Sul de cunho reivindicatório a congregar e organizar enfermeiros de uma mesma instituição hospitalar, defendendo seus direitos e interesses e sendo até hoje exemplo para diversas entidades do Estado, categoria, profissionais de outras áreas da saúde, Grupo de Enfermagem (GENF), Escola de Enfermagem e Administração Central do HCPA. O reconhecimento legal da Associação ocorreu em 13 de fevereiro de 1987, através da publicação de sua criação no Diário Oficial do RS. 

A histórica assembleia de surgimento da AHCPA ocorreu apenas dois dias depois da histórica reunião da 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu de base para o capítulo na Constituição Federal que resultaria, em 1988, na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde então, A AEHCPA tem sido o canal para de interlocução entre enfermeiras e enfermeiros com as mais diversas instâncias internas e externas, tendo como princípios norteadores valores como ética, respeito, responsabilidade e compromisso com os interesses de todas as associadas e associados. São constantes as interlocuções junto à direção da instituição, órgãos de classe e sociedade civil, na defesa dos interesses dos sócios, e que acabam repercutindo positivamente em ganhos para toda a categoria.

Um exemplo dessa importante representatividade foi a conquista, apenas três anos após a criação da Associação, em 1989, da indicação para o cargo de Assessor de Enfermagem CLT junto a cada serviço. Essa construção cresceu e, atualmente, a AEHCPA é a única entidade dentro do hospital a garantir que todo o coletivo de profissionais escolha suas lideranças através do voto, no chamado Processo Consultivo para Chefias de Serviço, Chefias de Unidade e Assessoras do Grupo de Enfermagem (GENF) do HCPA. Em 2021, em plena pandemia por Covid-19, a Associação planejou e organizou pela primeira vez de forma eletrônica e em tempo recorde um pleito virtual, com direito a apresentação das propostas dos candidatos a assessor via canal no YouTube.

Ano a ano, cada diretoria vem trabalhando com afinco na valorização da Enfermagem e na promoção do reconhecimento e empoderamento da categoria em espaços políticos, sociais, culturais e científicos na sociedade, criando espaços de escuta e acolhimento. E, mais do que nunca, na preservação da vida. 

“Não queremos somente aplausos, mas reconhecimento, através de melhores condições de trabalho, piso salarial e redução de jornada para 30 horas semanais”, comenta Malu.

Assessoria de Comunicação AEHCPA

Anahi Fros | Jornalista | MTE 9420

Saiba mais sobre a AEHCPA clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui