Consulta GENF

A conquista de poder escolher as próprias chefias e o protagonismo da AEHCPA no Processo Consultivo

A Enfermagem é a única categoria profissional do HCPA que conta com um Processo Consultivo para Chefias de Serviço, Chefias de Unidade e Assessoras do Grupo de Enfermagem (GENF) do HCPA. E isso não vem ocorrendo ao longo dos anos por mero acaso. Essa é uma conquista histórica da AEHCPA, que batalhou para que a escolha se tornasse um direito que é reconhecido até hoje como um exemplo de democracia dentro da instituição. O resultado vem beneficiando ao longo dos anos toda a classe, e não somente associadas e associados da entidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em 2020, por conta da pandemia, a Associação se viu frente a frente com um desafio gigante e totalmente desconhecido. Mas encarou o desafio e, com a parceria do GENF e da Escola de Enfermagem, a AEHCPA planejou, coordenou e colocou em ação em tempo recorde uma logística inovadora, migrando de um sistema analógico, onde a votação era em fichas impressas depositadas em urnas, para o uso de ferramentas virtuais.

Desta forma, foi garantida a participação de forma ética e transparente tanto de candidatas e candidatos como de público votante, respeitando as medidas sanitárias decorrentes da Covid-19. A AEHCPA, por meio de seu erário econômico, sempre focado em beneficiar o coletivo, investiu em profissionais capacitados e colocou à disposição do Processo e de toda categoria seus suportes Jurídico e de Comunicação, profissionalizando a iniciativa e sua importância por meio de suas contratadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, o pleito de todos os cargos e assessorias foi realizado de forma concomitante. Com o objetivo de esclarecer as mudanças, elaboramos uma Cartilha Orientativa contendo diversas e importantes informações, como o cronograma do Processo Consultivo e as respostas às principais dúvidas da comunidade do HCPA. Ainda realizamos o primeiro debate online entre as candidatas e candidato a assessor do GENF, conseguindo com que as propostas chegassem a mais de 600 profissionais.

O receio de um pleito totalmente virtual e, em um primeiro olhar, complexo, deu lugar à quebra de paradigmas e expressiva participação. A votação deste ano foi considerada recorde. O pleito para assessores do GENF contou com um total de 626 eleitores. Já a votação para Chefias de Serviço e Chefias de Unidade alcançou 2.234 votos válidos.

De forma inédita, ganhamos um hotsite dentro da página do Hospital de Clínicas de Porto Alegre para divulgar as ações do Processo Consultivo. Por conta do novo formato, ele ainda passou a ser ecologicamente correto, sendo diminuído a quase a zero o papel e impressões, colaborando com a preservação ambiental.

Poder participar deste momento tão importante, tendo a oportunidade de debater melhorias e, claro, votar, é fundamental para nosso reconhecimento enquanto categoria. É participando que se gera a mudança. E é esse é um dos principais recados que queremos deixar. Temos mais quatro anos pela frente antes do próximo processo para refletir: qual a Enfermagem que queremos.

Agradecemos imensamente a todos os colegas que se colocaram disponíveis em nos representar e que foram tão corajosos em passar por todo o processo, mesmo ele sendo tão diferenciado de outros anos. Também a todas as enfermeiras que se envolveram para poder fazer com que tudo acontecesse. Todas e todos saímos fortalecidos.

Passar por esses desafios com saldo tão positivo exatamente no Ano Internacional da Enfermagem e dentro do movimento Nursing Now mostra nosso valor e capacidade de superar obstáculos e olhar para o futuro. Saímos fortalecidas e fortalecidos, sabedores do quão longe conseguimos chegar e quão fundamentais somos na construção e manutenção de um serviço de saúde público qualificado.

Continuaremos enfrentando enormes desafios e é fundamental fortalecermos a Enfermagem, estarmos unidas e unidos. E AEHCPA está cada vez mais preparada para enfrentar essas batalhas. Junte-se a nós nessa corrente de força. Associe-se.