Criação da Diretoria de Enfermagem reconhece importância da categoria no HCPA

0
230

Em um marco histórico e após anos pleiteando seu reconhecimento dentro das esferas decisórias, a Enfermagem, que soma cerca de 50% da fora de trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, passou a integrar a Diretoria Executiva da instituição. Na sexta-feira (14/01), ocorreu a cerimônia oficial de apresentação da Diretoria de Enfermagem do HCPA, tendo como titular a professora e enfermeira Ninon Girardon da Rosa. Desde 2016, ela ocupava a coordenação do Grupo de Enfermagem (GENF).

A atividade, realizada de forma híbrida, contou com a presença da presidente da Associação das Enfermeiras e Enfermeiros (AEHCPA), Maria Conceição da Costa Proença. A enfermeira abriu as falas do evento destacando aspectos relevantes da parceria e constante diálogo da Associação com a Diretoria ao longo dos anos, como a conquista da integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EENF/UFRGS) e o Hospital, processo iniciado há mais de 30 anos e que resulta na excelência da assistência, ensino e pesquisa dentro da instituição.

Conceição também citou a intensa participação da AEHCPA na coordenação do processo consultivo para Chefias de Serviço, Chefias de Unidade e Assessoras do GENF, juntamente com a EENF/UFRGS e a agora Diretoria de Enfermagem, salientando ser importante a continuidade da escolha das lideranças no formato adotado. Por fim, destacou a criação por parte da AEHCPA do Comitê da Crise em Enfermagem que, juntamente com o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs) e Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren), acompanhou de perto as demandas da categoria em todo contexto da pandemia por Covid-19, fazendo constantes escutas e encaminhando os relatos à Direção, conquistando assim, por exemplo, o espaço de distribuição de EPIs, no 2º andar do Hospital.

“Meu eterno agradecimento à Enfermagem, que bravamente superou todos os desafios que a pandemia impôs na luta por sua vida, pela vida dos colegas e dos pacientes”, finalizou a presidente da Associação, colocando a AEHCPA à disposição de Ninon para apoio nas demandas.

A diretora empossada fez um apanhando histórico, recordando que na década de 1970, quando o HCPA iniciou suas atividades, as professoras da EENF/UFRGS integraram o grupo que planejou e implementou as atividades da instituição. Lembrou ainda que, no decorrer dos anos, alguns movimentos foram realizados para que o GENF, que já fora inicialmente Divisão de Enfermagem, se transformasse em vice-presidência, o que foi adiado por questões tanto legais como estratégicas.

“Em função da nova Lei das Estatais – Lei nº 1.3303/2016 –, foi possível retomar essa proposição. Agradeço a valorização da contribuição da Enfermagem e reafirmo o compromisso com a missão e valores institucionais que nos movem e sustentam o orgulho que temos de fazer parte do Hospital de Clínicas de Porto Alegre”, ressaltou Ninon.

Após sua fala, foi chamada também para o palco a assessora adjunta Lisiane Paskulin. Ela e Ninon receberam flores das assessoras Luciana Winterkorn Dezorzi e Caren de Oliveira Riboldi. O cerimonial contou ainda com importantes falas da diretora da Escola De Enfermagem, professora Ana Maria Müller de Magalhães e da diretora-presidente do HCPA, a médica e professora Nadine Clausell, além de depoimentos gravados de ex-coordenadoras da Divisão de Enfermagem.

A posse da enfermeira Ninon como diretora de Enfermagem ocorreu no dia 30 de novembro de 2021, em reunião do Conselho de Administração do HCPA, mas somente agora foi possível realizar o evento, que ocorreu no Anfiteatro Carlos César de Albuquerque com público limitado, tendo sido transmitido simultaneamente pelo canal do HCPA no YouTube. Para assistir o vídeo completo, clique aqui.

Assessoria de Comunicação
Anahi Fros | Jornalista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui