Dia da(o) Enfermeira(o) | 12 de Maio

0
297

Este 12 de maio traz junto a esperança de, após décadas de lutas, enfim atingirmos uma conquista histórica: o piso salarial para todas as categorias da Enfermagem e a jornada de 30 horas semanais, previstos no PL 2.564/2020.

Sabemos que há um grande lobby por trás para impedir o avanço, mas não vamos desistir porque merecemos mais do que nunca que essa reivindicação seja aprovada pela classe política. Aliás, confere a animação que fizemos para celebrar a data aqui.

A tragédia que vem sendo provocada pela Covid-19 só não é maior por conta da dedicação de incansáveis equipes de saúde, estando as enfermeiras e enfermeiros na linha de frente da assistência. Somos em 2,3 milhões de profissionais, junto com técnicos e auxiliares, inseridas(os) em todos os municípios do Brasil. Estamos expostas(os).

O enfrentamento da pandemia em nosso país tem sido possível por conta do SUS e de suas trabalhadoras e trabalhadores. O sistema acolhe toda a população, recebendo pessoas que acreditam e também as que não acreditam ou tem a ilusão de que não precisam do SUS.

Vale lembrar que, conforme a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fiocruz por iniciativa do Cofen, 59,3% das equipes de enfermagem estão no setor público.

E, a todo momento, nosso ofício está em risco. A PEC 32/2020, a chamada Reforma Administrativa, que visa a modificar a forma de funcionamento do Estado brasileiro, trará impactos além do que somente a contratação e demissão de servidores(as) públicos(as), caso seja aprovada. Mais uma luta a se somar a tantas outras. O que mais é preciso para provarmos nosso valor?

Este icônico 12 de maio homenageia o nascimento de Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna. Já a Semana da Enfermagem encerra em 20 de maio, Dia do Técnico de Enfermagem, em alusão à morte de Ana Néri, pioneira da enfermagem no Brasil. Que possamos honrar suas memórias comemorando, enfim, nossa valorização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui