A Enfermagem mais uma vez é, por mérito, protagonista na luta contra a Covid-29. A colega Aline Marques da Silva, 40 anos, técnica de enfermagem no CTI para pacientes com coronavírus do Hospital de Clínicas, recebeu a primeira dose da CoronaVac no Estado na noite de segunda-feira (18/01). A vacina do Brasil é desenvolvida graças a uma parceria entre o Instituto Butantan e a Sinovac.
Também protagonistas desse momento histórico e motivo de orgulho para toda a categoria, as enfermeiras do HCPA Fernanda Peixoto Cordova, Luciana Pereira da Silva, Emanuelle Bianchini Soccol, Maria de Fátima Ferreira Grillo e Mônica Beatriz Agnes foram as responsáveis pela aplicação das doses.
Em entrevista nesta terça-feira ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, Aline relembrou a rotina “árdua, pesada e cansativa” desses 10 meses de combate à doença e disse ver com esperança o início da imunização:
“A vacina é uma porta que se abre para a gente renovar nossas esperanças. Mas acredito que tudo isso não acabou ainda. Temos um caminho grande pela frente. Não é o momento de relaxar com cuidados, prevenções. Porque, sim, a gente pode espirrar, tossir. Temos que continuar seguindo todas as normas de prevenção”.
E completou: “A sensação é muito gratificante. Alegria de poder estar representando a equipe de saúde e de enfermagem do Rio Grande do Sul”.
Junto com ela, outras quatro pessoas foram vacinadas: Eloina Gonçalves Born, 99 anos, moradora de um residencial geriátrico Donna Care, Jorge Amilton Hoher, médico-chefe do serviço de Medicina Intensiva da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Carla Ribeiro, agente indígena de saúde da etnia kaingang e residente da Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro, e Joelma Kazimirski, auxiliar de higienização do Grupo Hospitalar Conceição.