Associação na abertura da Semana de Enfermagem do HCPA

0
220

A enfermeira Maria Lúcia Pereira de Oliveira (Malu), presidente do AEHCPA, integrou no final da tarde de quarta-feira (12/05) a cerimônia virtual de abertura da 31ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O evento ocorre de 12 a 14 de maio e seu tema é a continuidade do cuidado e a Covid-19 na rede de atenção à saúde.

“É com satisfação que participo da mesa de abertura da tradicional Semana de Enfermagem do HCPA, evento que reúne todos os profissionais da equipe de enfermagem, proporcionando o aprendizado e a reflexão sobre as melhores práticas adotadas no cuidado, dentro do nosso modelo docente assistencial. Modelo que somente é possível por estarmos em um hospital público, vinculado à uma universidade pública”, disse Malu.

Ela ressaltou em sua fala o comprometimento da Enfermagem com o cuidado, tornado prioritário por conta da pandemia. Também indicou que, mesmo em meio a sentimentos como ansiedade por conta do desconhecimento da doença, medo de adoecer e adoecer a família, angústia causada pelo distanciamento social, as equipes foram se organizando, fazendo escalas, contribuindo na construção e implementação de protocolos, aprendendo mais sobre a comunicação digital, ao mesmo tempo em que enfrentaram o desafio de cuidar de colegas que adoeceram e acolher e se solidarizar com as famílias enlutadas de pacientes.

“Agradecemos à coordenação de enfermagem por nos receber e nos ouvir e à instituição pela criação de estratégias de escuta, como as reuniões de mediação e o espaço HCPA com Você. Ainda estamos vivenciando a crise sanitária e não sabemos quando ela vai acabar, mas ficamos felizes por estarmos com saúde e na condição de profissionais da saúde que não perderam a capacidade de se emocionar com todas as situações advindas da pandemia e, ao mesmo tempo, trabalhando com seriedade e dedicação”, finalizou.

Assessoria de Comunicação AEHCPA
Anahi Fros | Jornalista | MTE 9420

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui